segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

PARA QUE SERVEM AS PROTEINAS



















PROTEINAS  PARA  QUE  SERVEM  MESMO???????????

Quase todos os praticantes ou conhecedores de musculação sabem da importância das proteínas para o crescimento muscular e manutenção da mesma. Este é assunto já discutido e explicado por inúmeras pessoas do ramo ou não.


Sabemos hoje, que praticantes de musculação se utilizam principalmente de Whey Protein e Albumina como fontes de proteínas. Mas você sabe quais as diferenças entre elas? Sabe como e quando usar cada proteína? Conhece outras fontes de proteínas e que benefícios elas podem lhe fornecer? A maioria acha que tudo serve pra mesma coisa, o que muda é a qualidade, não é só isso.


Vou dividir o assunto nos seguintes temas :


1 – Valor Biológico das Proteínas;

2 – Absorção das proteínas;

3 – Cadeias de Aminoácidos;

4 – Benefícios extras.



1 – VALOR BIOLÓGICO DAS PROTEÍNAS



Valor biológico é a escala usada para determinar o percentual de uma determinada fonte nutricional usada pelo corpo. Esta escala é útil para comparar as proteínas completas, que são as mais interessantes para nós. Sendo que o valor biológico mede a eficiência pela qual seu corpo usa uma fonte específica de proteína. Quanto maior for o valor biológico, melhor é a assimilação destas proteínas, e mais aminoácidos e nitrogênio seu corpo irá reter.



No início dos estudos sobres os valores biológicos das proteínas, ficou evidenciado que o ovo, obteve a melhor porcentagem de utilização pelo nosso organismo, ou seja, 94%. Devido a este fato, o ovo ganhou o valor de graduação “100” como valor biológico. Sabe se hoje, que algumas fontes de proteínas de origem industrial têm maior valor biológico que o ovo, por isso tem graduação maior que 100.



Abaixo temos duas tabelas mostrando os valores biológicos das proteínas de fontes animais e de fontes criadas em laboratório:



FONTES DE ORIGEM ANIMAL
ALIMENTO

GraduaçãoOvo (inteiro)100
Leite de Vaca91
Clara de ovo88
Peixe83
Bife magro (carne vermelha)80
Frango79
Arroz59
Feijão49


FONTES DE ORIGEM INDUSTRIAL

SUPLEMENTO

Graduação

Whey Protein ISOLADO (WPI)110 – 159
Whey Protein CONCENTRADO (WPC)100 - 104
ALBUMINA85 – 88
CASEÍNA77
SOY PROTEIN ISOLADO74

2 – TEMPO DE ABSORÇÃO DAS PROTEÍNAS (TIME RELEASE)



Todos os nutrientes que consumimos têm um determinado tempo para serem metabolizados pelo nosso organismo. Isto se chama tempo de absorção. Geralmente os alimentos com maior tempo de absorção são os melhores para consumo, pois fornecem energia gradual durante todo o dia, mantém o metabolismo alto, diminuem as chances de serem estocadas como depósitos de energia (gorduras localizadas), e mantém o trabalho de reconstrução de tecido e manutenção das funções orgânicas.

Os nutrientes de rápida absorção, tanto a proteína, quanto o carboidrato, só são úteis para casos bem específicos, como por exemplo, na musculação, ou em qualquer outra ativididade física intensa. Durante o treino você desgasta o seu músculo ao máximo, e também termina com os estoques de energia. Após o treino, seu organismo irá tentar reconstruir este tecido quebrado (músculo) e esta reconstrução é feita por proteínas, principalmente por aminoácidos considerados essenciais. Por isso a necessidade de uma proteína com alto valor biológico e também com a mais rápida absorção possível. A necessidade desta rápida absorção existe porque antes da reconstrução muscular, o organismo tem a tendência de primeiramente repor os estoques de glicogênio, pois são fontes de energia para o funcionamento destes músculos. Quando a proteína é liberada muito lentamente do fígado para os músculos, o organismo tende a quebrar tecidos para transformar em energia, ou seja, você acaba perdendo massa muscular por não ter energia suficiente no músculo.


Lendo isso você se pergunta: Bom então eu nunca vou crescer? Porque se os tecidos são degradados e a proteína serve pra reconstruir eu vou continuar sempre na mesma?

Realmente se você não souber o que está fazendo, e não prestar atenção nesta alimentação pós treino, com certeza isto irá acontecer. Uma forma simples de acabar com este problema é consumindo junto à proteína, carboidratos de alto índice glicêmico, pois irão repor as energias rapidamente, facilitando também a reconstrução dos tecidos com a proteína.

Portanto necessitamos de proteínas de lenta absorção, para o consumo diário, para aumentarmos ou mantermos a nossa massa muscular, e precisamos de proteínas de alta absorção para reconstruirmos os tecidos degradados durante o treino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

musculos

musculos